Pesquisa IBGE contradiz pessimismo histérico da mídia corporativa

"A taxa de desemprego nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal caiu de 13% em novembro para 12,7% em dezembro, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), divulgada hoje (28), em São Paulo. Ainda segundo o levantamento, a taxa de desemprego caiu 15,5% em 2007 para 14,1% em 2008.

De acordo com a pesquisa, o contingente de desempregados nas seis regiões foi estimado em 2.545 mil pessoas, 78 mil a menos no que no mês anterior. Os dados indicam que esse resultado se deve à criação de 29 mil postos de trabalho e à saída de 49 mil pessoas do mercado de trabalho. O total de ocupados nessas regiões foi de 17.557 mil pessoas e a População Economicamente Ativa (PEA), 20.102 mil.A PED indica que o nível de ocupação aumentou no setor de comércio, com 100 mil novas ocupações, crescimento de 3,6%, e na construção civil, com 28 mil novas vagas, ou aumento de 2,8%. O setor de serviços variou negativamente, com a criação de 38 mil novas vagas, ou 0,4%, e a indústria diminuiu o número de contratações, com 31 mil ou 1,1%. Também houve diminuição no setor agregados, com 30 mil ou 2,0%."
Flávia Albuquerque, Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

---------------------------------------------------------

Brasil tem 14 empresas em lista de grandes companhias emergentes

"Lista foi divulgada no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. País é 3º colocado em número de companhias no 'top 100' emergente.

Quatorze empresas brasileiras compõem a lista de 100 companhias de economias emergentes classificadas como sérias concorrentes a multinacionais de países desenvolvidos, publicada pela consultoria Boston Consulting Group e divulgada nesta quarta-feira (28) no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O Brasil é o terceiro país com mais companhias na lista, atrás da China (36) e da Índia (20). Em seguida, vêm México (7) e Rússia (6). Juntas, essas 100 empresas somaram, em 2007 (ano-base da lista), receitas de US$ 1,5 trilhão e alcançaram ou superaram rivais muito mais antigas de EUA, Europa e Japão.

Pela primeira vez, a lista inclui companhias do Oriente Médio, com quatro dos Emirados Árabes Unidos e uma do Kuwait."
G1 / Reuters
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários