“O vice-presidente José Alencar, de 77 anos, acha cedo demais para falar de 2010, frisando que existem apenas "conjecturas", mas não tem dúvida sobre o perfil do sucessor ideal para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "Precisa de alguém que esteja presente nas questões sociais."
Ao falar dos seus problemas de saúde, assim como da turbulência mundial, ele se mostra otimista. "Vamos vencer", afirmou Alencar, referindo-se à crise financeira, antes de começar esta entrevista, no gabinete do anexo do Palácio do Planalto. Um temor, porém, ele não esconde: "O grande problema da crise é o desemprego. Deus nos livre do desemprego!" A seguir, os principais trechos da entrevista:
Qual é a receita para vencer?
Tenho muita fé
Essa fé vem da infância?
Mamãe e papai tiveram 15 filhos. Eles tinham muita fé. A nossa principal oração é a que Jesus nos ensinou, o Pai-Nosso. Nem sei se sou forte, nunca me preocupei com isso. É que normalmente saio do hospital e encontro jornalistas me esperando. Eu dou entrevista, dou a notícia por inteiro. Nunca omiti nada, mesmo porque o homem público não é dono de si. Ele tem de ser transparente mesmo. Provavelmente isso tenha criado esse mito de força. Não sou mais forte que ninguém.
O presidente Lula lançou a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata para 2010. Qual é o nome preferido do senhor?
Está muito cedo para falarmos
Leonencio Nossa, O Estado de São Paulo
Entrevista Completa, ::Aqui::
Comentários