A TRIBUNA e os jornalões

“Se quiséssemos escolher uma cor para definir o jornalismo praticado pela imprensa golpista, a dos jornalões, marrom seria a mais adequada. É a que melhor define o hábito de extorquir verbas oficiais - até de regimes militares que querem ser tratados como democráticos e respeitadores da liberdade de expressão. Ou não era assim que, durante 20 anos, "O Globo" retratava nossa ditadura militar?

Naquelas duas décadas as empresas dos jornalões construiram sua coleção de prédios portentosos, no Rio e em São Paulo. Trabalhei como jornalista contratado em vários deles. Pessoalmente "inaugurei" três prédios. Com "O Dia", em 1965, fui da Marechal Floriano para a Riachuelo. Com a Bloch, em 1967, da Frei Caneca para o Russell. Com o JB, em 1972, da Rio Branco para a Avenida Brasil.

De "O Globo", saí antes da mudança. Desde então o desprezo dos jornalões pelos que, pequenos e corajosos, optavam por resistir à ditadura e à censura, não se sujeitando em troca de verbas e favores oficiais, só fez aumentar. Os donos da mídia dedicada a construir impérios ficaram especialmente encantados quando o regime que matava e torturava rotulou de "marrom" a imprensa que censurava.”
Argemiro Ferreira
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários