Setor público registra o menor déficit nominal já observado

“A queda dos juros da dívida pública e o aumento do superávit primário fizeram o setor público (União, estados, municípios e estatais) registrar o menor déficit nominal já observado. Segundo números divulgados há pouco pelo Banco Central (BC), o déficit nominal atingiu R$ 10,8 bilhões nos 11 primeiros meses do ano, equivalente a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Esse é o melhor resultado desde que o BC começou a divulgar os números das contas públicas, em 1991. No acumulado de 12 meses, o déficit nominal somou R$ 34,7 bilhões (1,21% do PIB).

O resultado nominal inclui tanto o superávit primário, economia de recursos para pagar os juros da dívida, quanto a apropriação de juros. Atualmente, os juros estão um pouco maiores que o superávit primário, o que resulta em déficit nominal.

A meta do governo é zerar o déficit nominal até 2010. Para a queda observada neste ano, contribuíram o aumento de 0,5% do PIB no superávit primário para formar o Fundo Soberano e a redução dos juros da dívida de janeiro a novembro, que caíram 0,73% do PIB na comparação com o mesmo período de 2007.”
Wellton Máximo, Agência Brasil

Comentários