Governo libera R$ 2,7 bilhão para o Sistema Único de Saúde

“O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assinou hoje (23) um conjunto de 70 portarias com o objetivo reforçar as reservas de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato garante a liberação de R$ 2,7 bilhões para o sistema, que serão empregados no reajuste da tabela de procedimentos e na redefinição dos tetos financeiros para Estados e municípios.

Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, todas as unidades federativas serão contempladas com os investimentos previstos nas portarias. “A medida contribui para corrigir distorções na distribuição de recursos dos serviços de alta e média complexidade, expandir a oferta de serviços e reduzir as iniqüidades regionais. (...) Os recursos irão beneficiar, por exemplo, ações prioritárias nas áreas de otorrinolaringologia, oncologia, transplantes, hemodiálise, fisioterapia, cardiologia e oftalmologia, entre outros”, diz trecho de comunicado do ministério.

Para o ministro Temporão, as portarias beneficiarão o sistema de saúde não só do ponto de vista operacional, mas também no que tange à melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde. "Remunerando melhor os hospitais e profissionais, conseqüentemente, teremos mais oferta de procedimentos", disse.
Fábio Góis e Daniela Lima, Congresso em Foco
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários