“O primeiro Mapa de Pobreza e Desigualdade elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), divulgado ontem, mostrou que o País tinha 61,4 milhões de brasileiros, 36,5% da população, vivendo na pobreza em 2003. Diante das dificuldades de definir uma linha de pobreza, é a primeira tentativa do instituto, em parceria com o Banco Mundial, de criar uma metodologia capaz de levar em consideração as características socioeconômicas regionais.
O trabalho do órgão oficial de estatística do governo condensa dados do Censo de 2000 e da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2003, um ano antes de o governo Lula dar início ao Bolsa-Família. Foram traçadas 20 linhas regionais.
Utilizando pela primeira vez informações do consumo per capita, o estudo revela que 32,6% dos 5.507 municípios brasileiros tinham mais da metade de seus habitantes abaixo da linha de pobreza. Nesse grupo, 76,8% eram cidades nordestinas.
"O mapeamento tem como diferencial o detalhamento da incidência de pobreza em cada município, levando em conta a realidade socioeconômica de cada um. A pobreza no Nordeste tem características distintas da pobreza numa região metropolitana do Sudeste", ressaltou Elisa Caillaux, coordenadora do projeto e pesquisadora do IBGE.”
Daniele Carvalho, O Estado de São Paulo
Matéria Completa, ::Aqui::
Comentários