“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que o Brasil tem uma "obrigação política, econômica, moral e ética" em relação aos países menores do Mercosul.
"Um país como o Brasil, como a França, como os Estados Unidos, somos nós que temos potencial e que temos que cuidar com carinho dos países que ainda não conseguiram se desenvolver. Nosso país tem fronteiras com países pequenos, mais pobres que o Brasil, e nós termos obrigação política, econômica, moral e ética de ajudar esses países", disse Lula.
O presidente fez suas afirmações durante uma entrevista coletiva ao lado do presidente da França, Nicolas Sarkozy, após a assinatura de acordos entre os dois países. As declarações foram uma resposta à pergunta de jornalistas sobre a afirmação de empresários, na segunda-feira, de que o Mercosul faz o Brasil perder oportunidades comerciais e acordos bilaterais.
"Alguém que possa ter feito essa afirmação (contra o Mercosul) deve ter uma boa carga de preconceito contra as relações com a América Latina", disse Lula. "O Brasil entende que o Mercosul é extremamente importante não apenas do ponto de vista comercial, mas (também) do ponto de vista político."
Comentários