Brasil e UE preparam posição conjunta para cúpula do G20

“Os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiram na segunda-feira que União Européia e Brasil devem adotar uma posição conjunta na próxima cúpula do G20 (bloco de países desenvolvidos e emergentes) sobre a crise financeira global.

"Decidimos com o presidente Lula que as coisas devem mudar e devem mudar profundamente", disse Sarkozy, que preside a UE neste semestre, no primeiro de dois dias de uma cúpula Brasil-UE no Rio.

"Decidimos estreitar nossas posições e chegar a Londres (local da cúpula, em abril) com uma visão comum sobre o futuro do FMI, sobre o sistema de administração das instituições financeiras. Não podemos permitir que uma só instituição financeira fique sem controle ou supervisão."

O Brasil, principal economia da América Latina, vem exigindo uma maior influência sobre os assuntos mundiais desde o início da atual crise, argumentando que o mundo precisa de um novo sistema decisório, com mais países.

A França está ávida para que a Europa tenha sua voz ouvida no cenário internacional, pois acredita que a crise financeira, iniciada nos mercados norte-americanos, enfraqueceu os EUA e dará à UE uma oportunidade para ampliar sua influência.

Sarkozy e Lula não deram detalhes sobre as propostas a serem levadas à cúpula de Londres, em 2 de abril, e não falaram com os jornalistas após o encontro, do qual participou também o presidente da Comissão Européia (Poder Executivo do bloco), José Manuel Barroso.”
Stuart Grudgings, Reuters
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários