Brasil busca liderar integração na América Latina e no Caribe

“A 1ª Cúpula da América Latina e do Caribe, que será realizada na terça e quarta-feira na Costa do Sauípe, na Bahia, reunirá pela primeira vez os governantes dos 33 países da região e dará ao Brasil, autor da iniciativa, a oportunidade de consolidar sua liderança regional.

O objetivo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é estender para toda a América Latina e o Caribe as propostas de integração já iniciadas com a União de Nações Sul-Americana (Unasul), outra idéia nascida no Brasil, segundo fontes diplomáticas.

"Será a primeira vez na história que os presidentes dos países latino-americanos e do Caribe se reunirão por iniciativa própria para discutir a integração. Antes tinham feito para participar de encontros convocados pelos Estados Unidos ou pela União Européia", assegura o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

A reunião permitirá o encontro, em um mesmo cenário, de países que embora compartilhem da mesma região geográfica em muitos casos carecem de uma história ou interesses comuns no âmbito político, econômico e cultural.”
Último Segundo
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários