Apesar do cenário externo lojistas expandem

“Com o cenário ainda de fôlego no varejo brasileiro, principalmente agora, com a injeção da segunda parcela do décimo terceiro salário, várias redes varejistas resolveram manter os planos que tinham de abertura de lojas neste ano, e correram para abrir novas unidades a tempo de abocanhar clientes, de olho nas compras de Natal e das férias de final de ano. O cenário é inverso ao de varejistas americanas e inglesas, como a caótica situação da Woolworths, criada em Liverpool em 1909, que fechará 800 lojas em janeiro de 2009, além da rede Best Buy, líder no comércio de eletrônicos nos EUA, com queda de 77% no lucro líquido no último trimestre e que anunciou cortes nos investimentos para o ano que vem.

No mercado nacional, por enquanto o cenário ainda é outro. Ontem foi dia de duas inaugurações da Casas Bahia, que abriu unidades em Vila Velha, no Espírito Santo. A maior rede varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis do País abriu loja no Shopping Praia da Costa com 600 metros quadrados, e apresentou novas instalações da filial do centro da cidade, com mais de 1.300 m².

O diretor executivo, Michael Klein, disse que a companhia encerrará o ano com 560 unidades - 30 delas inauguradas em 2008. Para 2009 estão programadas mais 30 lojas e aportes futuros da ordem de R$ 84 milhões, parte para o projeto de expansão na Bahia, com maturação prevista para 2010. Mês passado, a rede inovou ao inaugurar sua primeira loja dentro de um bairro de periferia, na capital paulista, para atingir de maneira mais assertiva o público de baixa renda. O local escolhido foi Paraisópolis, a segunda maior favela da capital paulista. Segundo Klein, os próximos alvos são Rocinha (RJ) e Heliópolis (SP).”
Camila Abud, DCI
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