Vai dar no Jornal Nacional? Acesso a saneamento no Brasil registra maior salto em 15 anos, diz FGV

“Entre 2006 e 2007, o acesso à rede saneamento básico no Brasil teve o maior salto desde 1992, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com o instituto Trata Brasil. Em 2006, 53,23% dos brasileiros não possuíam acesso à coleta de esgoto, contra 50,56% em 2007 --menor índice em 15 anos, segundo o levantamento.

Se por um lado os dados são positivos, por outro, o índice ainda está muito aquém do ideal. De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), entre 1990 e 2004, o Brasil recuou quase 20 posições no ranking mundial de acesso a saneamento.”
Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

------------------------------------------------

Produção industrial cresce 1,7% em setembro

“A produção da indústria brasileira cresceu 1,7% em setembro na comparação com o mês anterior. O resultado, divulgado hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compensa a retração observada em agosto (-1,2%). Em relação ao mesmo período do ano passado, o setor registrou alta de 9,8%, a mais elevada desde abril (10,0%) nesse tipo de comparação. No ano, a atividade fabril acumula expansão de 6,5% e nos últimos doze meses, de 6,8%.

A Pesquisa Industrial Mensal revela, ainda, que na passagem de um mês para outro houve “alta generalizada”, alcançando 20 dos 27 ramos investigados. A maior contribuição veio de máquinas e equipamentos (9,0%), após a acomodação registrada no mês anterior (-0,2%). Também apresentaram desempenho positivo edição e impressão (8,4%), refino de petróleo e produção de álcool (3,3%), alimentos (1,5%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (9,5%). Em movimento oposto, as principais pressões negativas vieram de outros produtos químicos (-2,3%) e metalurgia básica (-1,7%).”
Thais Leitão, Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários