O Sonho de Martin Luther King

“A história recente dos Estados Unidos começou a mudar quando uma senhora negra, Rosa Parks, em dezembro de 1955, foi presa por se recusar a ceder seu lugar para um branco, num ônibus, em Montgomery, no Alabama. Sua prisão provocou reação na igreja do jovem pastor, Martin Luther King, que, em lugar de aceitar mais essa afronta feita à população negra, mobilizou os fiéis para uma ação pacífica – o boicote dos ônibus, até não haver mais segregação racial.

O boicote durou 381 dias, quando uma decisão da Suprema Corte declarou ilegal a segregação racial nos Estados americanos. Nesse período, os sulistas racistas estadunidenses tinham aumentado seus atos de violência contra a população negra e houve mesmo um atentado contra a casa de Luther King, que, por sua coragem, se tornou o líder do movimento anti-segregacionista, até ser assassinado 13 anos depois, antes de chegar aos 40 anos.

Porém, Luther King tinha se imortalizado, em agosto de 1963, e enquanto houver a espécie humana será lembrado por seu sonho, em plena luz do dia, na Marcha cívica dos negros até o Memorial de Abraham Lincoln, em Washington. Deixando de lado suas notas às quais recorria, no seu discurso à multidão reunida à sua frente, como iluminado por uma inspiração, pronunciou de improviso o trecho final, conhecido em todo mundo pelo título Eu tenho um sonho.”
Rui Martins, direto da Redação
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários