“A reação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à repercussão do encontro do G-20, realizado no final de semana, encontra apoio diante da avalanche de matérias favoráveis publicadas pelos principais jornais do mundo sobre o tema. Nos textos produzidos pela imprensa internacional, a situação do Brasil e as posições do próprio Lula foram inúmeras vezes ressaltadas por seu equilíbrio, bom senso e assertividade.
Veja o que disseram alguns jornais estrangeiros:
— No New York Times, Sheryl Stolberg assinalou a presença de Lula ao lado direito de Bush, sob o gigantesco quadro de Abraham Lincoln. Deu espaço também a declarações do presidente brasileiro, no sentido de que a economia dos países emergentes começava a sofrer efeitos de uma crise gerada nos países desenvolvidos e nos Estados Unidos
— Ainda no New York Times, Mark Landler saudou a iniciativa de se ampliar o número de participantes do Fórum de Estabilidade Financeira (Financial Stabilit Forum) “de modo a nele incluir também os ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais de países como o Brasil e a China”. Outro articulista do Times, Steven Lee Myers, reproduziu a preocupação do presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, de que a reunião, entre países ricos e emergentes, estava perigosamente deixando de lado os países mais pobres.”
Vermalho.org
Matéria Completa, ::Aqui::
Comentários