A “crise”: supermercado prevê alta de até 15% no Natal

“O setor supermercadista ainda se mantém blindado em relação à crise financeira internacional, tanto que contabilizou excelente desempenho nas vendas em outubro, contabilizando alta de 11,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O cenário reanimou as redes que voltaram às compras de final de ano depois do temor devido à oscilação dos preços - em alguns casos as compras foram até 10% maiores no período, em relação a 2007, como as da paulista Supermercados Covabra, nona maior do estado, cuja meta é crescer em 10% nas vendas no período de Natal. A paranaense Supermercados Condor, formada por 25 lojas, estima faturar 15% a mais neste período em relação ao ano passado.

As duas redes refletem os números divulgados ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), segundo os quais 71% das empresas compraram mais da indústria este ano, e a expectativa é encerrar o período mais fértil do varejo com alta de 14%. Redes como Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e Wal-Mart estão com estoques cheios e apostam em altas de 15%, 30% e 20%, respectivamente, para a data.

"Seguramos as compras o máximo devido à instabilidade do mercado, principalmente as carnes de aves e suínos, pois havia iminência de os preços subirem", afirmou Ronaldo dos Santos, sócio e diretor da Covabra. A empresa, que administra dez lojas em sete cidades no Estado de São Paulo, espera engordar em 20% o faturamento de R$ 272 milhões.”
Alexandre Melo e Danielle Fonseca, DCI
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários