“Depois do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu (22/10) ligação telefônica do primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, para também tratar sobre a crise financeira mundial.
Rudd sugeriu que Brasil e Austrália mantenham contatos preparatórios para a reunião do G20 (grupo dos 20 principais países emergentes) sobre a crise. O encontro foi idealizado por Bush e está previsto para o dia 15 de novembro,
Segundo assessores do Palácio do Planalto, Rudd acredita que a conclusão de um acordo da Rodada Doha, na qual os países discutem a liberalização do comércio, deve entrar na pauta do encontro. Isso, avaliam, significa um gesto importante para estabelecer um consenso que permita concluir a negociação.
O presidente Lula, defensor de um consenso na rodada, concordou com o líder australiano sobre a importância do tema e sobre a necessidade de se chegar a um acordo o mais breve possível.
George Bush convidou Lula, (21/10), por telefone, para a reunião, nos Estados Unidos. O presidente norte-americano quer buscar formas de evitar uma nova crise no sistema financeiro internacional.”
Carolina Pimentel, Agência Brasil
Comentários