Países da América do Sul devem adotar ações conjuntas contra crise econômica

“Os Ministérios da Economia e os Bancos Centrais dos países da América do Sul devem reforçar as ações conjuntas para lidar com a crise internacional. Essa foi uma das conclusões da sétima reunião extraordinária do Conselho do Mercado Comum do Mercosul, que reuniu, hoje (27), em Brasília, representantes de 12 países da América do Sul.

Para o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Celso Amorim, o melhor caminho para lidar com a crise é "fortalecer o patrimônio da integração" ao invés de adotar medidas que barrem a entrada de produtos estrangeiros. “A resposta para a crise não é o protecionismo, sobretudo dentro do Mercosul. As medidas mais adequadas seriam, mais integração, mais comércio intra-regional, menos subsídio e menos distorção”, destacou.

No encontro, ficou acertado que os governos da região intensificarão a troca de informações e tornarão mais ágil a comunicação entre altos funcionários para acompanhar os desdobramentos da crise. Cada um dos ministérios da área econômica e dos bancos centrais envolvidos concordaram em definir pontos prioritários que servirão como base para possíveis ações.”
Ana Luiza Zenker e Wellton Máximo, Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários