P-51 é a primeira plataforma inteiramente construída no país

“A plataforma P-51 que será inaugurada hoje no Rio, é a primeira semi-submersível inteiramente construída no país e tem 75% de índice de nacionalização. O equipamento, que será instalado em Marlin Sul na Bacia de Campos custou US$ 1 bilhão e gerou 16 mil empregos diretos e indiretos na fase de construção.

Marlin Sul entrará em produção ainda neste ano, com extração inicial de 20 mil barris diários. Quando estiver a plena carga, o que deve ocorrer em 2010, a unidade vai produzir 180 mil barris de petróleo por dia (o equivalente a 10% de de toda a produção atual do país) e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.”
Nielmar de Oliveira, Agência Brasil / (Foto: Ricardo Stuckert): Presidente Lula , ao lado do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, durante visita às obras de construção das plataformas P-51 e P-52 da Petrobras (03/08)
Matéria Completa, ::Aqui::

---------------------------------------------------

Produção industrial em agosto avança em oito dos 14 locais pesquisados pelo IBGE

“A produção da indústria brasileira apresentou expansão em oito dos 14 locais pesquisados no mês de agosto em relação a julho. As taxas mais elevadas foram verificadas nos estados do Nordeste. Pernambuco (5,3%) e Bahia (4,4%) lideraram o ranking neste tipo de comparação.

De acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal / Produção Física Regional, divulgada hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também ficaram acima da média nacional (-1,3%), na passagem de um mês para o outro, a Região Nordeste (3,1%) e os estados do Ceará (2,4%), Pará (1,6%), Espírito Santo (1,4%), de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul (ambos com 0,7%).”
Thais Leitão, Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

------------------------------------------------------

Cresce consumo pessoal do brasileiro, aponta pesquisa

“Uma pesquisa realizada pelo Ibope Mídia e divulgada nesta terça-feira, em São Paulo, aponta que o índice de brasileiros que realizaram compras pessoais com freqüência mínima de 30 dias aumentou de 60%, em 2002, para 67% em 2008. A pesquisa indica ainda que a capital com o maior percentual de consumo é Belo Horizonte, que registrou índice de 71%. Na outra ponta está Fortaleza, com 63%.

A pesquisa ouviu, durante cinco dias de agosto deste ano, 3,4 mil pessoas de ambos os sexos das classes AB, C, DE com idades entre 12 e 64 anos nas oito principais regiões metropolitanas do País - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Distrito Federal.

A pesquisa mostra ainda que o consumo se popularizou, mas ainda acompanha as diferenças socioeconômicas: 77% das pessoas das classes AB realizaram compras recentemente, contra 65% da classe C e 55% da DE.”
JB Online
Matéria Completa, ::Aqui::

--------------------------------------------------------

Cartões de crédito devem faturar 22% mais em outubro

“O mercado de cartões de crédito deverá atingir em outubro faturamento de R$ 19,9 bilhões, o maior valor já registrado neste ano, segundo pesquisa divulgada pelo Itaucard nesta terça-feira. Em relação ao mesmo período de 2007, a expansão deverá ser de 21,8%.

Além de apontar manutenção da tendência de crescimento do segmento apresentada ao longo do ano, o levantamento indica expansão da utilização do cartão de crédito como forma de pagamento. A projeção para este mês é que sejam realizadas 253 milhões de transações- volume 18,09% maior que igual mês de 2007.”
Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários