Na América Latina, impactos da crise serão mais suaves

“A recessão americana, que vem sendo considerada tão ou mais preocupante que a crise de 1929 e já se alastrou por todo o mundo, seguramente vai afetar a América Latina (AL). No entanto, segundo especialistas, seus efeitos serão menores e mais amenos para os países que conseguiram estruturar os sistemas financeiros e melhorar os fundamentos macroeconômicos na última década.

As previsões de crescimento do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a região são melhores do que para o resto do mundo. O relatório Panorama Econômico Mundial elevou em 0,1 ponto percentual a previsão de crescimento na região este ano, para 4,6%, mas reduziu em 0,4 ponto em 2009: 3,2%. Mesmo assim, o número ficará acima da média mundial, que deverá girar em torno de 3%, segundo o FMI.

De acordo com o estudo, “as economias latino-americanas enfrentarão uma desaceleração na atividade econômica em função da crise internacional, mas o risco de inflação ainda é elevado. A região, depois de quatro anos de crescimento acelerado, deverá enfrentar uma redução nas exportações, e isto afetará diretamente a evolução do PIB local.”
Cláudia Dantas, Jornal do Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários