Presidente da CNBB cobra punição de torturadores do regime militar

“O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio, defendeu nesta sexta-feira punição para os militares que atuaram em torturas durante a ditadura. Para o religioso, a Lei de Anistia não impede que agentes do Estado da época sejam julgados.

- Anistia não é sinônimo de impunidade, é de reconciliação. É preciso, porém, que os culpados sejam conhecidos e que, após julgamento justo e legal, sejam punidos. Não podemos acobertar os crimes com o pretexto do perdão - disse Dom Geraldo.

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça reconheceu nesta sexta-feira a condição de anistiado político de religiosos perseguidos pela ditadura e aprovou pagamento de reparação econômica em vários casos. O pastor americano Frederick Morris, deportado do Brasil em 1974, depois de ter sido preso e submetido a torturas, terá direito a uma prestação mensal de R$ 2 mil e o pagamento de atrasados no valor de R$ 286 mil. A sessão ocorreu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).”
Evandro Éboli, O Globo
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários