O "boom" econômico que nunca aconteceu

“Claro que no passado tivemos o privilégio de ver coisa bem parecida em outro país. Nosso suposto "milagre econômico" - lembram-se? - foi festejado no Brasil com a ajuda voluntária de veículos da mídia empenhados em agradar os generais da ditadura, implacáveis na repressão e na censura. "O Globo" até proclamou em manchete a frase forjada na redação e atribuída ao ditador de plantão Garrastazu Médici - depois elevada à condição de slogan patriótico: "Ninguém segura este país!"

Na histeria patrioteira que se seguiu ao 11/9, os EUA viveram clima semelhante. Disso aproveitaram-se dois personagens conspícuos da economia e do fundamentalismo cristão para formar em 2003 a parceira que resultou no livro "The Bush boom - How a `misunderestimated' president fixed our broken economy", ou seja, "O boom de Bush - Como um presidente subestimado e incompreendido consertou nossa economia abalada". Jerry Bowyer assinou como autor e Larry Kudlow como prefaciador.

O primeiro teve (ainda tem) firmas de investimentos, mas o detalhe é que faz programas de rádio e TV, escreve colunas na internet (inclusive sobre religião). Antes, na década de 1990, pregava uma teocracia - "Cristocracia, a regra de Cristo para toda a nação", conforme palavras dele citadas pelo "Washington Post" em 1999. O outro é, além de colunista sindicalizado de jornais, apresentador de programas ("TV personality", conforme expressão da moda nos EUA). Seu show, "Kudlow & Company", é na rede de cabo nova-iorquina CNBC, do império de mídia NBC-Universal, especializada em negócios e bolsa.”
Argemiro Ferreira, Tribuna da Imprensa
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários