Noventa municípios brasileiros têm menos habitantes que eleitores

“Noventa municípios brasileiros têm maior número de eleitores do que a estimativa populacional. Essa divergência foi apontada em levantamento realizado pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Os dados dos eleitores são do balanço mais recente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), referente ao mês de julho, após o cancelamento de mais de 1,8 milhão de títulos.

O município de Severiano Melo, no interior do Rio Grande do Norte, é o primeiro da lista. A cidade de 5.728 habitantes tem 7.162 eleitores aptos a votar em 2008. O eleitorado do município é 25% maior que a estimativa populacional, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última semana.

“A última contagem do IBGE contabilizou vários sítios que ficam ao redor da cidade como se fizessem parte do município vizinho, por causa da utilização de GPS que mostrava essas áreas fora dos nossos limites. Mas mantemos escolas e postos com dinheiro da prefeitura lá; é população do município de Severiano Melo”, justificou um assessor financeiro da prefeitura, Neusion Holanda.”
Última Instância / Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários