Movimentos sociais iniciam cerco à Santa Cruz

“Ação chega em resposta às ocupações violentas de instituições públicas promovidas por setores opositores

Os produtores de folha de coca da Coordenadora das Seis Federações do Trópico de Cochabamba iniciaram, nesta quarta-feira (10), um cerco à cidade de Santa Cruz de la Sierra, instalando um ponto de bloqueio na estrada que a liga ao ocidente do país.

A medida forma parte das decisões assumidas na terça-feira (9) pela Coordenadora Nacional para a Mudança (Conalcam, na sigla em espanhol) – entidade composta por organizações sociais bolivianas –, em respaldo ao governo Evo Morales e em resposta às ações violentas postas em marcha no mesmo dia por opositores no departamento de Santa Cruz.

Os movimentos afirmaram que o cerco se manterá até que o governador crucenho, Rubén Costas, renuncie. Costas, junto com o presidente do Comitê Cívico de Santa Cruz, Branko Marinkovic, é o principal líder das mobilizações locais contra o Executivo.

Eusebio Romero, dirigente cocalero, afirmou que a medida de pressão tem o objetivo, também, fazer com que o Conselho Nacional Democrático (Conalde), organização formada por comitês cívicos e autoridades da meia-lua (Santa Cruz, Tarija, Beni, Pando) e Chuquisaca, suspenda os protestos e inicie um diálogo com o governo.”
Igor Ojeda, Brasil de Fato
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários