Mantega: Crise tem efeitos positivos, governo está atento

“A crise nos mercados financeiros internacionais gerou alguns efeitos positivos para a economia brasileira, mas o governo continua acompanhando de perto os desdobramentos do cenário externo, e não descarta a adoção de novas medidas para garantir o bom funcionamento do mercado nacional, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira.

Em entrevista a correspondentes estrangeiros na sede do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro, Mantega afirmou que a crise dos mercados financeiros internacionais fez com que o dólar atingisse um patamar mais adequado em relação ao real e diminuiu a preocupação do governo com o comportamento da inflação.

"Ele (câmbio) estava muito defasado e o real excessivamente valorizado, (e) agora... acho que o real não está mais tão valorizado e ele está mais adequado às condições e expressa melhor as condições da economia brasileira", disse ele a jornalistas.

O ministro acredita que com o câmbio mais valorizado as exportações vão aumentar em valor e as importações tendem a diminuir, minimizando os impactos sobre o déficit em conta corrente.

Outro efeito positivo, segundo o ministro, foi sobre a inflação.”
Rodrigo Viga Gaier, Reuters
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários