Gilmar Mendes critica laudo da PF e participação da Abin em operação

“O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, avaliou hoje (18) como insuficiente o laudo do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, que conclui que os equipamentos encomendados pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) para uso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não fazem grampos.

“Isso diz pouco. Simplesmente afirma que as maletas de que a Abin dispõe não teriam a possibilidade de fazer a interceptação. Também, ninguém afirmou que essa interceptação foi feita pela Abin, pela polícia, por pessoas contratadas. O que interessa é de fato aprofundar essas investigações. Estamos num mundo muito complexo para que nós tenhamos uma resposta muito simples”, disse Mendes.

O ministro também criticou parcerias entre a PF e a Abin em investigações de crime comum. Para Mendes, tal cooperação não encontra respaldo legal no ordenamento jurídico brasileiro. O aceitável, segundo ele, seria “algum tipo de compartilhamento de informações” entre os órgãos.”
Marco Antônio Soalheiro, Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários