De olho em grampos, OAB ignora tortura de jovens

“O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto, afirmou na quarta-feira, 3, que o Brasil é uma "grampolândia". A declaração foi dada em referência à denúncia da revista Veja de que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) teria grampeado uma conversa entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O dirigente da OAB também declarou que há uma "perceptível" insegurança entre os brasileiros que falam ao telefone.

Na mesma quarta-feira, três jovens inocentes (Renato Correia de Brito, William César de Brito Silva e Wagner Conceição da Silva) foram soltos após passarem dois anos encarcerados. Acusados de homicídio na cidade de Guarulhos (SP), os rapazes alegam que, à época, confessaram o crime sob tortura. Eles foram soltos depois que Leandro Basílio Rodrigues, o chamado "maníaco de Guarulhos", assumiu a autoria do assassinato.

Escandalizada com o excesso de grampos no país, a OAB não se manifestou sobre o episódio. Até às 12h45 desta quinta-feira, 4, não havia na homepage da entidade nenhuma declaração oficial ou menção ao episódio dos três jovens - quase 24 horas após sua libertação.

Terra Magazine questionou o presidente da OAB sobre a pouca atenção dada à tortura nas cadeias e delegacias brasileiras e à prisão de inocentes, em detrimento da discussão sobre as escutas telefônicas irregulares. A príncipio, disse que a entidade "se manifesta o tempo todo" sobre essa questão.”
Diego Salmen, Terra Magazine
Entrevista completa com o indignado presidente, ::Aqui::

Comentários

zejustino disse…
Justiça de classe e de côr de pele. Os rapazes não pertencem à classe média e sequer são louros de olhos azuis ou verdes.