Congresso é mal avaliado em relação ao ambiente

“O que as lideranças brasileiras pensam sobre o aquecimento global e como vêem sua responsabilidade diante desse problema considerado, por elas mesmas, como o principal desafio a ser enfrentado pela humanidade nos próximos 20 anos?

Para responder à pergunta, o Instituto de Estudos da Religião (Iser), realizou de janeiro e maio uma pesquisa qualitativa, que colheu opiniões de 210 lideranças em entrevistas com duração de 50 minutos, pertencentes a sete setores da sociedade: mídia, Congresso Nacional, sociedade civil, organizações não governamentais, meio científico (universidades e institutos de pesquisa), setor privado e agências governamentais.

Alguns resultados são curiosos, pontuados por contradições: embora vejam enorme importância no tema, as lideranças de forma geral admitem que pouco sabem sobre ele - apesar da grande quantidade de informações sobre mudanças climáticas à qual têm acesso.

E ao mesmo tempo em que consideram o problema muito importante para o seu setor de atuação, podendo afetar políticas, consumo e negócios, não parecem completamente dispostos a assumir parcela dos custos para enfrentá-lo. Dizem que não se sabe ainda quem pagará a conta, por exemplo, da necessária transição energética de uma matriz baseada no combustível fóssil para energias mais limpas.”
Amália Safatle, Terra Magazine
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários