Congresso e governo chegam a acordo sobre socorro

“Os líderes do Congresso e a administração Bush chegaram a um acordo nas primeiras horas deste domingo (28) sobre o plano de socorro ao combalido setor financeiro dos Estados Unidos cujo colapso pode mergulhar a nação em uma profunda recessão.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou o acordo de US$ 700 bilhões logo após a zero hora (horário local, 1h de Brasília), mas disse que ele ainda precisava ser posto no papel. "Temos ainda muito a fazer para finalizá-lo, mas eu penso que estamos lá", disse o secretário do Tesouro, Henry Paulson, que também participou das negociações no Capitólio.

"Nós elaboramos tudo", disse o senador Judd Gregg, líder republicano nas conversações. Ele afirmou que a Câmara deve votar o plano neste domingo e o Senado, segunda-feira.

O plano custará US$ 700 bilhões, a maior parte para compra de hipotecas bastante desvalorizadas do colapso do mercado imobiliário e outros empréstimos ruins mantidos por bancos abalados e outros investidores. O dinheiro deve ajudar instituições problemáticas a fazer novos empréstimos e manter suas linhas de crédito abertas. O governo tentará mais tarde vender esses papéis pelo melhor preço possível.”
Agência Estado / AP
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários