Brasil reduz pobreza mais rápido que meta do milênio

“Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos dados da Pnad, do IBGE, mostra que o Brasil está adiantado no cumprimento da primeira das Metas do Milênio, estabelecidas pela ONU, de reduzir à metade a extrema pobreza.”
O Globo / Reuters
Matéria Completa, ::Aqui::

---------------------------------------------------------

Renda dos 10% mais pobres cresce em ritmo chinês

“O ritmo de crescimento da renda dos 10% mais pobres da população brasileira foi sete vezes maior do que o dos 10% mais ricos, entre 2001 e 2007. Na prática, a magnitude do crescimento da renda dos mais pobres foi equivalente ao da taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita anual chinês. A avaliação é do pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Ricardo Paes de Barros, ao apresentar os resultados do levantamento "Pnad-2007: Primeiras Análises", estudo que realiza um aprofundamento dos dados apurados pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) de 2007, divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Temos um País, hoje, cuja renda dos mais pobres está crescendo a um ritmo chinês, enquanto a renda dos mais ricos está subindo a um ritmo de crescimento (do PIB per capita anual) do Senegal", afirmou o economista. Serão quatro estudos a serem realizados pelo IPEA, com dados da pesquisa do IBGE. O primeiro dos estudos, anunciado nesta segunda no Rio, trata sobre pobreza, desigualdade e nova estratificação social. Segundo o levantamento do IPEA, de 2001 a 2007, a renda dos 10% mais pobres experimentou uma alta anual média em torno de 7%, enquanto que, no mesmo período, a renda dos 10% mais ricos cresceu 1,1%.”
Alessandra saraiva, Agencia Estado
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários