Bancos brasileiros não sofrem qualquer ameaça, afirma Bresser

“A crise nos bancos americanos não irá contaminar as instituições bancárias brasileiras, afirmou o ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser-Pereira. Nesta segunda-feira, o sistema financeiro mundial foi abalado com o pedido de concordata do banco de investimentos Lehman Brothers, a venda do Merrill Lynch ao Bank of America e o pedido de empréstimo de US$ 40 bilhões feito pela seguradora AIG ao Federal Reserve (Fed, o BC americano).

"O Sistema Financeiro Nacional está sólido e não entrou na especulação imobiliária [americana]. Nenhum banco brasileiro está sofrendo qualquer de ameaça", afirmou Bresser, que descarta qualquer crise no país causada pelo sistema financeiro.

A opinião de Bresser é compartilhada pelo atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também não acredita na migração da crise bancária americana para o Brasil. "É uma problema circunscrito daqueles que entraram no sistema de subprime. Até agora eu não vi nada que pudesse interferir nos bancos brasileiros", afirmou.

Para Mantega, as ações dos bancos brasileiros podem sofrer algumas quedas por conta da repercussão do mercado, "mas nada mais do que isso".
Fernando Antunes, Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários