‘Se não temos utopias, nos perdemos nos interesses individuais’

“Nada do humano é alheio a Leonardo Boff. Autor de uma grande obra centrada na Teologia da Libertação, militante ecológico, lutador contra a opressão social e a cultura patriarcal, deixou o exercício sacerdotal oficial em 1992. Confira a entrevista exclusiva com Clarín:

- Qual é o balanço que se pode fazer da difusão da Teologia da Libertação na América Latina? A luta contra a opressão segue sendo um ideal vigente?

- A Teologia da Libertação segue vigente naquelas igrejas e grupos que tomam a sério a injustiça social e a opressão que sofrem as grandes maiorias. Hoje é nos movimentos populares, nos círculos bíblicos, de caráter ecumênico, onde a Teologia da Libertação encontra sua maior difusão. Está presente em todo o mundo, na Ásia, África, América Latina e em grupos solidários do Primeiro Mundo. Isto se pode comprovar nos fóruns mundiais da Teologia da Libertação que se realizarão uma semana antes dos fóruns sociais mundiais, seja em Porto Alegre, em Nairobi e, no próximo ano, em Belém, no Brasil.”
Claudio Martyniuk, Adital
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários