Reflexões sobre crimes imprescritíveis

“No momento em que no Brasil se discute a questão da punição ou não de torturadores dos anos de chumbo, sobretudo em função dos recentes pronunciamentos dos Ministros Tarso Genro, da Justiça, e Paulo Vanucchi, da Secretaria dos Direitos Humanos, e a contrapartida em uma reunião de antigos apoiadores militares do golpe de 64, vale a pena saber o que está acontecendo entre os vizinhos do Cone Sul.

Na Argentina nestes dias, por exemplo, foi preso, na província de Buenos Aires, um cidadão de nome Nelson Bardesio, um ex-policíal, agente da CIA estadunidense e integrante do esquadrão da morte uruguaio, que agia no início dos anos 70, responsável por vários assassinatos, torturas, desaparecimentos e atentados. A Justiça uruguaia que investiga o desaparecimento do jovem Héctor Castagnetto, no início de 1972, pediu a extradição de Bardesio.

Para se ter uma idéia dos antecedentes deste personagem, vale lembrar que no início dos anos 70 ele tinha sido pego pelo grupo armado uruguaio Tupamaros e, depois de interrogado, confessou uma série de crimes cometidos. Os Tupamaros então tornaram públicas as confissões e o libertaram.”
Mário Augusto Jakobskind, Direto da Redação
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários