Quem tem medo da China?

"É inevitável que um país com a tradição milenar da China, a segunda civilização mais antiga da História, com 1,3 bilhão de habitantes, e taxas de crescimento sem precedentes de 10% ao ano nas últimas duas décadas se torne uma superpotência no mundo globalizado.

No final do século 15, quando começa a expansão colonial marítima européia, o imperador retirou a frota chinesa do Oceano Índico. A partir daí, o país se fechou. Mais uma vez, a China se autodestruiu em conflitos internos. É um país imenso, de 9,6 milhões de quilômetros quadrados (o Brasil tem 8,5 milhões de km2) sem fronteiras naturais.

Na Antigüidade, era o Império do Centro, o centro do universo conhecido na Ásia, o país dos poetas e dos filósofos, de pensadores como Confúcio e Lao-Tsé. Sua herança agora é resgatada para a construção do poder suave, ideológico, da nova superpotência.

Essa ordem sino-cêntrica só foi rompida pelas Guerras do Ópio (1839-42), quando os ingleses tomaram Hong Kong e impuseram o livre comércio para vender ópio e narcotizar o país. É o marco do avanço imperial europeu sobre a China. Depois, o Japão derrotaria a China na Guerra Sino-Japonesa (1894-95), transformando-se em potência regional.”
Nelson Franco Jobim, Direto da Redação
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
o jornal bbc news publicou a frase quem tem medo da china? para sair primeiro ém primeira pagina do vosso jornal diga assim qem tem medo da china são os proprios chineses,e vao para os outros países vender lixo como por exemplo portugal aonde nem garantia tem e quase sao donos de portugal uma vergonha para o meu país com apenas 10 miljoes de habitantes ,ainda por cima um país em que a classe baixa ér sacrificada com promesas de que ia aumentar todas as prestaçoes sociais e afinal estao na mesma com apenas 189 euros que programas é esses de miséria aonde a inflação é elevada para a classe baixa por favor ajudem aos pobres eles já sabem de tudo o que cada um tem em seu nome está tudo publicado na net e eu só quero menos desigualdades sociais