Prefeituras usam verba da saúde para pagar cachês de banda, bares, multas de carro e até yôga

“Dona do terceiro maior orçamento na Esplanada dos Ministérios, parte dos recursos do Ministério da Saúde repassado a prefeituras municipais foram sucumbidos a fins não tão nobres quanto garantir o bem-estar da população. Prefeituras espalhadas por todo o território nacional desviaram ilegalmente cerca de R$ 70,3 milhões entre 2003 e 2007. Os gastos referem-se a, por exemplo, despesas com bar, yôga, cachê de banda, cartão de Natal, tarifa de cheque especial e multas de carro.

A análise dos 1.341 relatórios sobre municípios fiscalizados pela Controladoria-Geral da União (CGU) nos últimos cinco anos revela que houve pelo menos 1.105 episódios em que prefeitos utilizaram recursos públicos destinos à saúde para outros fins. Os dados foram tabulados pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas e integram uma série de reportagens especiais sobre a corrupção na saúde pública, veiculada pelos dois jornais.

A Controladoria não possui um levantamento próprio sobre recursos desviados de atividades na área de saúde. Por meio da assessoria de imprensa, o órgão esclarece que não possui um número certo para constar como prejuízo e adverte sobre o perigo de mensurar as perdas com o desvio de recursos na área de saúde, o que pode remeter a erros. De acordo com a CGU, para quantificar os prejuízos é preciso uma análise de vários fatores, o que torna a operação embaraçada.”
Amanda Costa, Contas Abertas
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários