Pesquisa mostra democratização da internet no Brasil

“Uma pesquisa encomendada ao Datafolha pela agência F/Nazca quer acabar com uma idéia bastante difundida no Brasil: “internet é coisa de gente rica”. Segundo o estudo, o Brasil já tem 59 milhões de usuários, o equivalente a 47% da população adulta (acima de 16 anos) ouvida pelo instituto. Destes, 65% acessam a rede gratuitamente, em postos públicos, escolas, universidades e na casa de amigos e familiares.

De acordo com Fernand Alphen, diretor nacional de planejamento da F/Nazca, a cada edição da pesquisa (esta é a terceira, a primeira foi em 2007), a pergunta feita aos entrevistados é aprimorada, já que podem existir diferentes entendimentos do termo “acesso a internet”. “Queríamos saber quem tem acesso, independente de ter internet em casa ou pagar por ela”, explica.

Nas duas pesquisas anteriores, os analistas notaram que o número de pessoas que acessava a internet de lan houses ou locais gratuitos sempre aumentava. Essas e outras alternativas foram, então, oferecidas aos entrevistados nos questionários aplicados para descobrirem como eles usavam a rede. Os resultados apontaram que 29% dos usuários acessam a web em lan houses, 21% em sua própria residência, 21% em casas de amigos e parentes, 10% em escolas e universidades e 9% em postos de acesso público.”
Luísa Pécora, Último Segundo
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários