“O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse hoje (5) que outros países, além da Noruega – primeira a anunciar sua doação, de US$ 100 milhões – deverão contribuir para o Fundo Amazônia, criado por decretado presidencial no dia 1º deste mês.
O objetivo do fundo é captar recursos privados, por meio de doações voluntárias, nacionais ou estrangeiras, para investimento em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento no Brasil, principalmente na região amazônica. O Ministério do Meio Ambiente espera que o fundo capte US$ 1 bilhão no primeiro ano de vigência.
Em entrevista durante seminário promovido pela Associação e Sindicato dos Bancos do Rio de Janeiro, Coutinho explicou que não revelaria os nomes dos outros países doadores porque as negociações ainda estão
Segundo ele, o Fundo Amazônia ajudará a melhorar a qualidade da política ambiental brasileira e apoiará o desenvolvimento regional e as atividades florestal e madeireira de modo sustentável. O fundo poderá também financiar pesquisas científicas e tecnológicas e apoiar o desenvolvimento institucional, equipando melhor os órgãos ambientais, para que possam fiscalizar com mais eficiência a riqueza amazônica, acrescentou.”
Alana Gandra, Agência Brasil
Comentários