Frei Betto: Lei de Anistia é "aberração jurídica"

“A Lei de Anistia é uma "aberração jurídica" e o governo Lula não deve enfrentar até o fim essa ferida. Essa é a avaliação de Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, ex-assessor especial do presidente Lula e militante político preso por duas vezes (1964 e de 1969 a 1973) durante a ditadura militar.

- Como anistiar quem não foi sequer punido, como é o caso dos que torturaram e assassinaram?

Em entrevista a Terra Magazine, Frei Betto fala sobre a abertura dos arquivos da ditadura e critica o argumento de "revanchismo" utilizado por setores das Forças Armadas para criticar a proposta de revisão da Lei de Anistia. A legislação sobre o tema entrou em vigor em 1979.

- Revanche é virar o jogo na tentativa de o derrotado vencer o vitorioso. Ora, vitoriosos na ditadura fomos nós, as suas vítimas. Os militares ficaram tão mal na foto que, ainda hoje, temem sair à rua uniformizados.(...)

Alguns setores militares afirmam que a violência, nos anos da ditadura, começou a partir de atentados da esquerda, a exemplo da explosão no Aeroporto de Guararapes (PE). O que acha dessa interpretação?
A violência maior foi derrubar um governo democraticamente eleito e indicar generais para governar o Brasil através de atos institucionais e um sofisticado e cruel aparelho repressivo.

O senhor acha que o governo Lula conseguirá, na prática, abrir os arquivos da ditadura e rever a Lei de Anistia até o fim do segundo mandato?
Para isso também ele foi eleito.

Se ele não o fizer, o próximo presidente terá capital político para tanto?
Espero que Lula não nos decepcione quanto a isso.”
Diego Salmen, Terra Magazine
Entrevista Completa, ::Aqui::

Comentários