Ex-bispo Lugo será empossado hoje presidente do Paraguai

“O ex-bispo Fernando Lugo começa sua contagem regressiva para voltar a usar a batina, daqui a cinco anos, quando deixar o posto de presidente da República do Paraguai que assume hoje. Lugo, que durante anos foi bispo da paupérrima cidade de San Pedro, no interior do Paraguai, pediu a dispensa papal para dedicar-se à política em 2006. Mas a autorização do Sumo Pontífice - que concede a Lugo o estado laico (o que lhe impedirá de ministrar sacramentos) - só foi concedida há apenas duas semanas.

Em abril, ao vencer as eleições, o ex-bispo Lugo declarou que gostaria de voltar ao seio da Igreja Católica assim que concluísse seu mandato em 2013. "Isso dependerá do Vaticano. Quando terminar minha presidência, gostaria de optar pela vida contemplativa, em uma comunidade que quisesse me acolher".

Ontem, sua irmã Mercedes Lugo - que ocupará o posto de primeira-dama (pois Lugo é celibatário) - confirmou que seu irmão, assim que terminar o mandato, voltará à vida religiosa. Ao longo dos últimos dias Lugo deixou claro que seu governo terá profunda marca católica: "como presidente continuarei servindo a Igreja. Não decepcionarei a Igreja Católica".”
Tribuna da Imprensa
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários