A Era Lula

“A classe média brasileira está mais confiante, compra mais e aumentou sua participação na População Economicamente Ativa (PEA) do País. É o que mostra o levantamento A Nova Classe Média, divulgado nesta terça-feira, 5, pelo pesquisador Marcelo Neri, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O economista usou dados da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para traçar um cenário mais aprofundado da atual classe média e seu desenvolvimento nos últimos seis anos.

De acordo com Neri, a participação da classe média no total da PEA nas seis principais regiões metropolitanas do País aumentou de 44,19% para 51,89%.”
Alessandra Saraiva, Agência Estado
Matéria Completa, ::Aqui::

-----------------------------------------

Pobreza no Brasil cai em um terço nas principais regiões metropolitanas

“Pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o crescimento econômico do País está sendo acompanhado por uma melhora na renda das famílias em todas as faixas de renda, implicando numa queda do número de pobres e na elevação do número de ricos.

De acordo com os dados da pesquisa, nas seis maiores regiões metropolitanas do País (Recife, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), a taxa de pobreza, que era de 35% da população em 2003, caiu para 24,1% em 2008, ou seja, houve uma redução de quase um terço.”
Último Segundo / Santafé Idéias
Matéria Completa, ::Aqui::

------------------------------------------

Inflação na cidade de São Paulo desacelera e fecha julho em 0,45%

“O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na cidade de São Paulo encerrou o mês de julho em 0,45%, segundo a pesquisa divulgada hoje (5), pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A taxa ficou bem abaixo da de junho (0,96%) e foi inferior à terceira prévia de julho (0,56%). O ritmo de correções no grupo dos alimentos manteve-se em trajetória de queda com variação de 1,07% ante 2,87% no fechamento de junho e 1,55%, registrado na terceira prévia de julho.”
Marli Moreira, Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

------------------------------------------

Financiamento de imóveis pela poupança cresce 86,7% no semestre

“O volume liberado em empréstimos imobiliários com recursos da poupança cresceu 86,66% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 12,932 bilhões, segundo dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).”
Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários