Empresário mostra confiança e toma crédito de longo prazo

“Os investimentos realizados pelas empresas já começam a desequilibrar a balança de concessão de créditos a favor das operações de médio e longo prazo. Enquanto os empréstimos de curto e curtíssimo prazo para pessoas jurídicas cresceram, nos últimos doze meses, 40,2% e 25,6%, respectivamente, os de médio e longo aumentaram 54,3% e 41,4%.

Em compensação, os saldos das operações com prazo inferiores a um ano ainda possuem saldos superiores. Curto e curtíssimo prazo, com limites abaixo de 360 e 180 dias, respectivamente, estão com um acumulado de R$ 325 bilhões, enquanto os financiamentos com prazo superiores a 360 dias e com limite de 1088 dias (médio prazo) e longo prazo, acima desse período, estão em R$ 249,4 bilhões.

Segundo o sócio diretor da Área de Instituições Financeiras da BDO Trevisan, Márcio Peppe, esses investimentos de prazos mais alongados realmente são um "termômetro" da situação das empresas. "Investimentos de capital de giro ainda é um dos carros chefes do crédito, mas esse crescimento das operações de médio e longo prazo, principalmente por meio de financiamentos, já demonstra como as empresas estão investindo para crescer ou já é um crescimento efetivo", analisa.”
José Guerra, DCI
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários