Coisa boa é noticia?

“Levado ao pé da letra, o aforismo de Millôr Fernandes de que jornalismo é oposição, o resto é armazém de secos e molhados, pode gerar equívocos na profissão, como evitar notícias positivas ou minimizá-las por serem provenientes de fontes oficiais. Tal reflexão decorre da observação de como os principais jornais do país trataram a notícia de que a classe média passou a ser maioria no Brasil.

Proveniente de duas instituições respeitáveis, a Fundação Getúlio Vargas e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a informação era jornalisticamente a mais importante e merecedora da manchete principal do dia, como fizeram O Estado de S. Paulo (Classe média já é maioria no Brasil) e Jornal do Brasil (A vez da classe média).

Mas parece ter havido uma tentativa de ocultá-la ou reduzi-la, talvez por ocorrer em um governo não muito bem visto por boa parte da mídia nacional. O Globo colocou-a na dobra superior, mas preferiu dar manchete a um tema abordado apenas em sua coluna econômica. Apesar de destinar três páginas à cobertura dos dois estudos, com o uso de recursos gráficos, personagens e entrevistas, o que caracteriza sua relevância, o jornal carioca enfatizou a divergência entre os institutos sobre as causas da melhora econômica, quando o mais importante era o fato em si.”
Mair Pena Neto, Direto da Redação
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

zejustino disse…
A frase do Millôr poderia ser válida num caso de censura à imprensa, como foi na época da ditadura militar. Não é este o caso atualmente no Brasil. Aliás, nosso caso é o de liberdade total e, inclusive, permite a qualquer um da imprensa acusar, julgar e condenar cidadãos sem qualquer prova. Ou, de uma forma "brilhantemente" defendida por desses jornalistas mercenários da mídia corporativa, testar hipóteses e inventar historinhas.