Passado o Rubicão, alea jacta est

“De resto, a questão ainda não chegou ao ponto de fervura. Esta operação batizada em sânscrito tende a ser, entretanto, o começo de uma mudança capital na história do País. Assim seria se o Estado provasse sua disposição e sua capacidade de debelar a corrupção e a sociedade a mesma determinação para afastar quem a envergonha. Envergonha?

Cautelas e dúvidas sempre cabem. Nem tanto em relação ao governo do presidente Lula, que age agora com insólita firmeza depois de muitas tergiversações, abençoadas pela ministra do Supremo Ellen Gracie, e a despeito de claras divergências dentro da própria corporação policial. As dúvidas maiores dizem respeito ao establishment, a viver no momento entre o espanto e o pânico, na percepção de que o entrecho é muito maior e mais complexo do que parece.

Não causa surpresa, pelo contrário, a reação imediata do império midiático, porta-voz dos graúdos do Brasil, dos senhores, dos barões. Está claro o empenho em conter a situação dentro dos limites do passado próximo e do presente, como se a origem da investigação remontasse apenas e tão-somente ao chamado mensalão. No entanto, é do conhecimento até do mundo mineral que o fio da meada está no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, na infame marmelada das privatizações, quando o Opportunity se tornou o banco do tucanato, depois de ter prestado inestimáveis serviços ao PFL.”
Mino Carta, Carta Capital
Artigo Completo, ::Aqui::

Comentários

zejustino disse…
Sempre considerei uma grande bobagem a opinião de certos articulistas quando cobravam, e ainda cobram, reação imediata do governo quando surgem indícios ou suspeitas de malfeitos de alguém. Lembro-me muito bem do Ministro da Justiça anterior, Márcio Tomaz Bastos, declarar publicamente que o governo, a Policia Federal e o Ministério Público, iriam dar corda para os suspeitos e acumular provas até pegá-los. Isto êle repetiu algumas vezes. Se o governo fôsse imediatista não poderia acumular tantas provas como as que possui atualmente contra os malfeitores apanhados em diversas ações da PF e do MPF.