Para Lula, países ricos devem investir mais em alimentos

“Num momento de impasse entre países emergentes e desenvolvidos na Organização Mundial do Comércio (OMC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou hoje que só haverá conclusão satisfatória da Rodada Doha se os países ricos aumentarem os investimentos na produção de alimentos na América Latina e na África e eliminarem os subsídios agrícolas. Em discurso na reunião fechada do sétimo encontro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, em Lisboa, Lula, segundo relato de diplomatas presentes, disse que é preciso um entendimento que leve em conta as populações que sofrem no "estômago" com as "práticas desleais" do comércio.

"Uma solução estrutural para a questão exige ações em diferentes frentes", disse o presidente. "De um lado, direcionando recursos para a produção de alimentos nos países pobres e, de outro, eliminando práticas desleais que caracterizam o comércio agrícola mundial."

Ele propôs a dirigentes de outros sete países que falam português a entrarem na briga pelo fim dos subsídios agrícolas. "Após anos de dependência de alimentos importados e de lutar contra o protecionismo praticado pelas nações desenvolvidas, muitos países abandonaram suas agriculturas", disse”
Último Segundo / AE
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários