Ministro diz que Brasil tem capacidade de competição, mesmo sem subsídio agrícola

“O Brasil é líder mundial em tecnologia agrícola e dispõe de organização de produção que poucos países têm, o que o torna cada vez mais competitivo na venda externa de alimentos. A afirmação foi feita hoje (28) pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, na solenidade comemorativa dos 148 anos de criação do ministério.

Stephanes se referia a questionamentos sobre o possível fracasso das negociações da Rodada Doha, realizadas no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), desde o último dia 21, em Genebra, na Suíça. Os subsídios norte-americanos e europeus representam o principal entrave nas negociações, mas o ministro disse esperar que os entendimentos avancem até quarta-feira (30).

Stephanes ressaltou que a soma de tecnologia com organização de produção – das pequenas propriedades às cooperativas e ao agronegócio – dá ao Brasil “capacidade de competir em igualdade de condições com Estados Unidos e União Européia, que subsidiam seus produtores, além de dificultarem a entrada de produtos de outros países com barreiras tarifárias”.
Stênio Ribeiro, Agência Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários