Deu no Estadão: PC do B vê a grande chance de crescer

“O Muro de Berlim caiu, a União Soviética se esfacelou e o Partido Comunista do Brasil (PC do B) poderá obter seu melhor desempenho eleitoral quase 20 anos depois dessa mudança histórica. No ano em que o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, completa 160 anos de publicação, a aparente contradição entre o possível sucesso eleitoral do partido e o fracasso internacional do comunismo mostra que a participação do PC do B na base de sustentação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um movimento acertado.

Nas eleições de outubro, o PC do B terá o maior número de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de sua história. Em 2004, a legenda teve 104 candidatos a prefeito. Agora, apresentará 188, numa expansão equivalente a 80,8%. Mais do que isso. São nomes com chances reais nas disputas em capitais importantes como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em Belo Horizonte, a líder do partido na Câmara, Jô Moraes, tornou-se a surpresa da primeira pesquisa de intenção de voto contratada pelo Estado e pela TV Globo e realizada pelo Ibope, entre 15 e 17 de julho. Contrariando a expectativa inicial de favoritismo do candidato Márcio Lacerda (PSB), que tem apoio do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), e do atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), Jô Moraes teve 17% das intenções de voto. É seguida por Leonardo Quintão (PMDB), com 14%, e por Lacerda, com 8%.”
Marcelo de Moraes, Luciana Nunes Leal / O Estado de São Paulo
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários