Brics crescem com cenário adverso

“Entre os pares, Brasil é classificado como o mais bem preparado, avaliam economistas

O grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China (Bric) tem condições de passar pela atual turbulência internacional com inflação em alta, ciclos de apertos monetários e risco de recessão leve nos Estados Unidos e ainda manter as economias em franca expansão. Pelo panorama que se desenha é inevitável certo desaquecimento, mas, mesmo assim, as projeções para esse clube restrito estão em alta.

– Os Brics são a nova locomotiva da economia mundial, que relutam em devolver o ganho que tiveram na última década – ressalta o diretor de Pesquisa Macroeconômica do Bradesco, Octávio de Barros.

Pelas projeções recentes da agência classificadora de risco Fitch Ratings, em 2009, por ordem de sigla, esses países apresentarão taxas de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,1%, 6,7%, 8,5% e 10%. E em 2010, de 4,3%, 6,0%, 8,7% e 10%, respectivamente.

Pela dinâmica própria de crescimento e o potencial agrícola e mineral, o Brasil é classificado como o mais bem preparado entre os pares. Afinal, o país vende o que todo mundo precisa, complementa Ilan Goldfajn, ex-diretor do Banco Central e sócio-diretor da Ciano Investimentos.”
Simone Cavalcanti e Ana Carolina Saito / Jornal do Brasil
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários