Brasil teria 'pneumonia' se crise fosse há 5 anos, diz Lula

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou nesta terça-feira, 29, a volta da inflação no Brasil e a crise econômica internacional, motivada pelo problemas originados no mercado imobiliário americano. Em discurso apresentado a pequenos agricultores em Candeias, na Bahia, durante a inauguração de unidade de biodiesel da Petrobras, Lula comentou que se isso tudo tivesse acontecido há cinco anos, "o Brasil teria uma pneumonia".

Para Lula, hoje no Brasil "não temos preocupação com a crise dos Estados Unidos". Ele ressaltou, porém, que foi "pego de surpresa com a inflação mundial". "Entre os países emergentes, a nossa é a mais baixa e está controlada", completou.

Segundo o presidente, a medida para impedir uma volta da inflação elevada no País é aumentar a produção. "Vamos financiar tratores, e as pessoas vão poder pegar R$ 100 mil emprestados, pagar em 10 anos, com 2% de juros ao ano e três anos de carência. Com trator, um produtor dobra sua produção em um ano. E com isso poderemos fornecer mais alimentos para o País e para o mundo", disse Lula, completando que "a crise de falta de alimentos vista hoje pelo mundo é tida para o Brasil como uma oportunidade de crescer".
Kelly Lima, Agência Estado
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários