'Brasil pode ser ponte entre Leste e Oeste, Norte e Sul''

“Para criador da sociologia da ação, País tem grande peso internacional e não é mais lembrado pelas suas mazelas sociais

O Brasil vive um novo status social internacional que se dissocia de suas mazelas sociais, diz o francês Alain Touraine, de 83 anos, um dos maiores sociólogos da atualidade. Autor de teorias como a "sociologia da ação" e criador da idéia de sociedade pós-industrial -, ele continua atento observador do Brasil e da América Latina. Para ele, o Brasil é a "ponte política" do mundo globalizado. "A Europa é mais importante economicamente que politicamente. O Brasil é mais importante politicamente do que economicamente", disse ele ao Estado.

O senhor diz que o Brasil já é uma potência. Por quê?

Não é só isso. Um país como o Brasil se define melhor hoje por seu lugar no sistema internacional do que por suas características próprias. Hoje estamos menos atentos a uma questão essencial como a desigualdade porque, em nível mundial, somos obrigados a reconhecer que há países que devem desempenhar o papel de pontes entre dois lados, seja Leste e Oeste, Norte e Sul. O Brasil exerce esse papel. A maneira como Lula foi recebido em Davos é sintomática. Ele foi mal recebido em Porto Alegre, para o Fórum Social Mundial, mas não em Davos. Aos olhos do mundo, Lula não é um sindicalista, é o representante de um país-chave, que não joga o Sul contra o Norte. O problema é que o Brasil se lixa para a América Latina. Todo mundo se lixa para a América Latina.”
Andrei Netto, O Estado de São Paulo
Entrevista Completa, ::Aqui::

Comentários

Anônimo disse…
fhc desqualificava o povão!
lula é o povão!!!!!!
Anônimo disse…
Brasil nunca sera potencia em dominio nenhum!