"São Paulo é crucial para o PT, PSDB e DEM"

“São Paulo, 23 de Junho de 2008 - A disputa pela prefeitura paulistana ganhou contornos decisivos para a sobrevivência de dois dos principais partidos da cena política brasileira: o DEM, do prefeito Gilberto Kassab, e o PSDB, do ex-governador Geraldo Alckmin.

“A disputa pela prefeitura paulistana ganhou contornos decisivos para a sobrevivência de dois dos principais partidos da cena política brasileira: o DEM, do prefeito Gilberto Kassab, e o PSDB, do ex-governador Geraldo Alckmin. O PT, por sua vez, trouxe a ex-prefeita e ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy, de volta à São Paulo na tentativa de recuperar a administração da maior cidade do País.

Para o cientista político e professor do Ibmec/SP, Carlos Melo, o Democratas vive uma etapa decisiva para sua sobrevivência, inclusive para suas pretensões nacionais. "O DEM joga todas as suas fichas em uma vitória em São Paulo".

O racha no PSDB, provocado pela insistência de Alckmin em lançar sua candidatura e de seus desafetos tucanos em apoiar o prefeito Kassab, trouxe conseqüências danosas para o futuro do partido. "É uma verdadeira batalha que se avizinha para o futuro próximo", diz Melo.
Veja a seguir, os principais pontos da entrevista concedida à Gazeta Mercantil pelo professor do Ibmec/SP.

Gazeta Mercantil - Qual a importância dos programas políticos nas alianças fechadas até agora entre os partidos que disputarão a prefeitura paulistana?
Os programas partidários nas negociações de alianças foi relegada a um segundo plano. As conversas estiveram muito vinculadas aos interesses de cada um - como tempo de rádio e televisão e as obras que vão fazer - do que a identidade entre as legendas. Na verdade, existem programas básicos em todas as candidaturas para resolver a maioria dos problemas apresentados pela população, principalmente nos setores de Educação, Saúde e Transporte. A não ser que alguém venha com alguma idéia original, são variações sobre os mesmos temas.”
Marcos Seabra, Gazeta Mercantil
Entrevista Completa, ::Aqui::

Comentários