Pesquisa mostra Dilma como a mais conhecida

“Ministra já empata com Marta Suplicy, candidata do PT à Prefeitura, nas intenções de voto ao Planalto e 62% podem apoiar nome indicado por Lula

Dos 37 ministros do governo Lula, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), é a mais conhecida da população e está tecnicamente empatada com Marta Suplicy, candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, nas simulações de intenção de voto para a Presidência, em 2010. Pesquisa realizada pelo Vox Populi em todo o País, sob encomenda do PT, revela que Dilma tem de 8% a 9% das preferências, dependendo do cenário. Marta, por sua vez, obteve de 8% a 10% quando seu nome foi posto à prova para a eleição ao Planalto.

Feito para avaliar a imagem do PT, do governo e de potenciais candidatos à Presidência, o levantamento mostrou que 62% dos eleitores podem votar no candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desse total, 21% votariam "com certeza" e 41%, "dependendo do candidato". Conclusão: não apenas o presidente é um bom cabo eleitoral, mas também Dilma - sua favorita para a sucessão ao Planalto- ganhou musculatura política. De quebra, a pesquisa exibiu a recuperação do PT, apontado como partido "forte" por 76% dos entrevistados, após os escândalos do mensalão e do dossiê Vedoin.

O tamanho da transferência de votos de Lula subiu, acompanhando o aumento de sua popularidade. Em abril de 2007, apenas 14% cravavam com certeza a escolha de um candidato indicado pelo presidente. Já o patamar dos que não apoiariam o concorrente chapa-branca diminuiu pela metade: eram 20% no ano passado e hoje são 10%.”
Vera Rosa, O Estado de São Paulo
Pesquisa Completa, ::Aqui::

--------------------------------------------------------

Eleitor elogia ação social do presidente

“O outro destaque é a política econômica, segundo pesquisa

"Qual foi a melhor coisa que Lula fez?" A resposta a essa pergunta, feita em pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi, indica que a percepção dos eleitores sobre o governo do PT é amparada em dois eixos. Dos 1.800 entrevistados, 34% escolheram os programas sociais e 20%, a manutenção da política econômica como os mais vistosos feitos do presidente.

No bloco social, o programa Bolsa-Família foi citado por 27% e é responsável por grande parte da popularidade de Lula. Não foi à toa que o presidente anunciou na quarta-feira, a pouco mais de três meses das eleições municipais, um reajuste médio de 8% nos benefícios do programa. Mesmo assim, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias - que coordena o Bolsa-Família -, é conhecido por uma parcela de apenas 1% dos eleitores.”
O Estado de São Paulo
Pesquisa Completa, ::Aqui::

Comentários