Lula fez a coisa certa

“É fato que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevou muito os gastos públicos no segundo mandato. Seria uma decisão acertada apertar os cintos e aumentar ainda mais o superávit primário --a economia de todo o poder público para pagar sua a dívida.

Lula já aumentou a meta de superávit de 3,8% para 4,3% do PIB (Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas em um ano no país). Com arrecadação de tributos em alta, o presidente poderia economizar mais. Quem sabe uns 5% do PIB. Nos bastidores, já autorizou uma meta de 4,5% de superávit.

O governo petista tem atuado com responsabilidade fiscal no atacado. Peca aqui e ali no varejo, mas tem mais créditos nessa área do que outros governos.

Esses três parágrafos foram para registrar algo merecido e reforçar a avaliação de que Lula acertou ao dar um novo reajuste ao Bolsa Família, o principal programa social. O presidente foi até modesto. Decidira no final do mês passado dar um reajuste de 10%, mas o reduziu para 8% a fim de não contribuir para acelerar ainda mais a inflação.”
Kennedy Alencar, Folha Online
Matéria Completa, ::Aqui::

Comentários